quinta-feira, 18 de setembro de 2008

o cosumo de drogas dos jovens

O que jamais deveria acontecer está acontecendo cada vez mais cedo. Para ser preciso, aos 13 anos e quatro meses, em média. Recém-chegados à adolescência, é nessa idade que os jovens brasileiros têm usado drogas pela primeira vez. Se quando ouve falar em "experimentar drogas" você pensa em maconha ou cocaína, é hora de rever seus conceitos. O álcool é a droga usada com mais freqüência por jovens no Brasil.
Embora igualmente precoce, o consumo de drogas ilícitas só costuma ocorrer em média um ano e meio depois da primeira tragada ou do primeiro copo: aos 14,9 anos. Por mais que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 81, proíba a venda a menores de 18 anos de "substâncias com risco de criar dependência", em qualquer esquina pode-se burlar a lei e comprar um maço de cigarros ou um litro de cachaça.
A permissividade é tanta que, em 13 das 14 capitais brasileiras pesquisadas, mais da metade dos 16,619 mil jovens (entre 11 e 24 anos) entrevistados não se acanharam ao assumir o uso de álcool. E revelaram que a entrada no mundo das drogas também pode incluir no cardápio solventes, inalantes e medicamentos à base de anfetaminas, usados no tratamento de depressão e obesidade. São esses os resultados da Avaliação de Prevenção às DST/Aids e Uso Indevido de Drogas nas Escolas de Ensino Médio e Fundamental.

Nenhum comentário: